PHAM THI KIM PÚCH
QUEM Ñ SE LEMBRA DESTA IMAGEM?
OU DESTA?
SÃO IMAGENS CHOCANTES ...
MAS ONDE ESTARÁ NOSSA HEROÍNA PHAM THI KIM PÚCH??
8 de Junho de 1972.
Fuga de Trảng Bàng, fotografia de Nick Ut
Phan Thanh Tam (irmão de Kim Phúc, 12 anos), Phan Thanh Phuoc (irmão mais novo, 5 anos), Phan Thị Kim Phúc (9 anos), Ho Van Bo e Ho Thi Ting (primos de Kim).
Um avião dos Estados Unidos bombardeia com Napalm a população de Trang Bang.
Lá encontrava-se Kim Puch com a sua familia.
Com a sua roupa em chamas a pequena de nove anos corre para fora do povoamento.
Nesse momento, quando as suas roupas já haviam sido consumidas, o fotgrafo Nick registou esta famosa imagem.
Quando Nick Ut registou o momento em que a pequena Kim Phúc fugia da chuva de napalm, outros fotógrafos e operadores de câmara fixaram no local a memória do pavor.
O enquadramento inicial não incluía a totalidade dos elementos presentes nesta fotografia.
Logo de seguida, Nick levou a menina ao hospital. Pernaneceu lá 14 mêses e foi submetida a 17 operações de enxertos de pele.
Qualquer pessoa que veja esta fotografia pode ver a profundidade do sofrimento, a desesperança, a dor humana da guera, especialmente para as crianças.
Para milhões de pessoas que viram essa imagem, a moça na foto permaneceria para sempre sem nome - não mais do que simbólica inocente, arruinada pelas atrocidades da guerra.
A maioria das pessoas não saber se ela sobreviveu, ou se ela faleceu momentos após o clique do obturador.Seu futuro, se ela tivesse um em tudo, era obrigada a ser desagradável.
A realidade da situação pode vir como uma surpresa:
A menina, o jovem aterrorizado naquela foto, Phan Ti Kim Phuc, agora é uma mulher de 45 anos de idade.
Ela é uma esposa e mãe, e agora é um cidadão canadense.
O mais surpreendente de tudo, porém, é o fato de que ela tem dedicado sua vida para se tornar um embaixador pela paz, e criou uma organização sem fins lucrativos chamada KIM International Foundation, que se dedica a ajudar crianças que foram traumatizadas pela guerra para curar, fornecendo serviços médicos e sociais para apoiar a sua recuperação.
Hoje em dia Pham Thi Kim Puch, a pequena da fotografia está casada e com dois filhos, reside no Canadá.
Preside a fundação com o seu nome Kim Puch, dedicada a ajudar as crianças vitimas de guerra e é ainda embaixadora da UNESCO.
Kim Phuc, a menina vietnamita que é vista em uma foto icônica fugindo nua de um ataque a bomba durante a Guerra no Vietnã, reencontrou-se pela primeira vez com Christopher Wain, o correspondente de guerra que ajudou a salvar sua vida há 38 anos.
O último encontro dos dois tinha sido em 1972, quando o jornalista, na época correspondente da rede de televisão britânica ITN, foi visitar Phuc no hospital.
Ela estava deitada em uma cama, com queimaduras de primeiro grau cobrindo mais de 50% do seu corpo. As queimaduras foram provocadas por uma bomba lançada sobre o vilarejo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário